Home → Edição nº 153

INFORM@TIVO

 

TREINAMENTO AHESP

Entidade alerta e dá esclarecimentos sobre Programa de Qualificação Hospitalar

Cerca de 50 pessoas participaram do Treinamento AHESP realizado no último dia 10 de agosto, quando o Dr. Walter Valle, do departamento de Convênios, detalhou os indicadores de qualidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar para os prestadores de serviços.

O evento foi aberto pelo vice-presidente da entidade, Dr. Agnaldo Arsuffi, que falou sobre o importante trabalho realizado pela Associação, que tem acompanhado e opinado sobre as decisões da ANS, ressaltando a importância dos hospitais participarem. “Uma das dificuldades que sentimos, por exemplo, é quando fazemos pesquisas junto aos hospitais e eles não respondem, deixando de nos dar subsídios para discutir questões relevantes para o setor”, exemplificou e informou, em primeira mão, que já estão pensando numa segunda edição do treinamento. Desta vez, no Interior do Estado para levar essas informações a mais associados.

Dr. Agnaldo Arsuffi

Responsável por ministrar o treinamento, o Dr. Walter informou que o objetivo da AHESP ao promover o encontro foi alertar os hospitais sobre a existência de indicadores que aferem a qualidade dos serviços prestados, reiterar aos participantes que devem estar atentos e começar a aplicá-los em seus estabelecimentos. Segundo ele, muitos desses indicadores já são realizados, mas sem a conformação de coleta e a metodologia de cálculo preconizada pela ANS. “Outros os hospitais ainda não realizam e nunca viram, principalmente, aqueles referentes aos esclarecimentos para o paciente, o que chamam de centralidade do paciente, ou seja, de atenção não só na assistência, mas na humanização do tratamento, que são indicadores novos”, explicou.

Dr. Walter Valle

O Treinamento AHESP teve três horas de duração e os participantes receberam informações sobre os cinco macroindicadores: TISS, Parto Adequado, Notivisa, Acreditação e Qualiss, podendo interagir e tirar dúvidas com o palestrante o tempo todo. “Como eles já estão mais familiarizados com os quatro primeiros, detalhei mais os 17 indicadores que compõem o quinto macro, que é o Qualiss, um dos símbolos que serão atribuídos ao hospital no portal das operadoras de saúde”, informou.

Para o informativo AHESP, o Dr. Walter Valle destacou que alguns dos indicadores terão suas métricas definidas somente dentro de um ano, uma vez que a Agência Nacional de Saúde Suplementar não tem nenhum parâmetro, mas que muitos deles já estão vigentes e que os hospitais devem criar equipes e ir registrando seus dados mensalmente.

Repercussão

Dr. Francisco Fabbri

“O treinamento foi perfeito, atendeu completamente nossas expectativas. Agora, lá no hospital, não dependerá só de nós e, sim, da diretoria”, analisou o Dr. Francisco Fabbri, diretor Clínico do Hospital Alpha Med.

Damaris F. Braga

“Foi muito esclarecedor, com explicações muito claras e objetivas. Hoje, aqui, deu para tirar várias dúvidas que tínhamos e, agora, estudando melhor as fichas técnicas e as explicações que recebemos, creio que vai dar para levantar os indicadores de uma forma mais rápida e mais objetiva também”, disse Damaris Ferreira Braga, do departamento de Qualidade do Hospital Vera Cruz.

“O evento atendeu minhas expectativas e foi bastante satisfatório, esclarecedor e bastante detalhado também”, comentou João Beneti do Hospital Cruzeiro do Sul.


Dr. Turibio Cerqueira e equipe

“Nossas expectativas foram atendidas pelas apresentações do treinamento AHESP, dentro do que esperávamos para ter conhecimento sobre o que temos que desenvolver dentro do hospital para uma qualificação junto à ANS”, opinou o Dr. Turibio Gutierrez Cerqueira, diretor do Hospital e Maternidade Nova Vida, que esteve acompanhado por um grupo de colaboradores.

Maria Angélica C. da Silva

“Gostei muito do treinamento e achei que foi muito válido. A minha empresa está participando do processo de acreditação e terei condições de implantar várias coisas que aprendi hoje”, afirmou Maria Angélica Conceição da Silva, supervisora administrativa do Grupo Notre Dame Intermédica.


Ed. Anteriores