AtualAnteriores → Edição nº 105

INFORM@TIVO

 

INTERNACIONAL

 

Presidente da AHESP participa do 39º Congresso Internacional de Hospitais

O Dr. Eduardo de Oliveira, que também é Secretário Geral da FBH, fez parte da delegação brasileira que participou do Congresso Mundial de Hospitais realizado em Chicago, nos Estados Unidos, de 6 a 8 de outubro, reunindo lideranças e grandes players da Saúde de mais de 50 países.  

No detalhe, Francisco Balestrin (ANAHP) e Erik Kreyberg Normann (IHF). Da esq. p/ dir:  Yussif Mere Junior (SINDHOSP), Francisco Santos (HOSPITALAR), Pedro Palocci (ANAHP), Carlos Pereira Alves (APDH), Luiz Aramicy Bezerra Pinto (FBH), Waleska Santos (HOSPITALAR) e Eduardo de Oliveira (AHESP).

O evento promovido pela International Hospital Federation (IHF), pela American Hospital Association e pelo American College of Healthcare Executives chegou à 39ª edição como o único fórum global que reúne fatores essenciais da política nacional e internacional, gestão, tendências financeiras, soluções em gestão de saúde e prestação de serviços.

Os desafios e soluções para o setor estiveram na pauta de intensos debates e palestras durante dois dias, com destaque para temas sobre acolhimento ao paciente em hospitais e novas tecnologias aplicadas em tratamentos médicos. De acordo com os participantes, entregar uma medicina de qualidade associada à racionalização de recursos e equipamentos, sem perder o foco na humanização e hospitalidade são preocupações e desafios mundiais.

Da esq. p/ dir:  Claudio J. Allgayer (AHRGS), Eduardo de Oliveira (AHESP), Waleska Santos (HOSPITALAR), Braz Vieira (FEHOESC), Luiz Aramicy (FBH) e Marcelo Moncorvo Britto (AHSEB).

Cerca de 50 dirigentes hospitalares do Brasil prestigiaram o evento. Além do presidente da AHESP, estavam na delegação os presidentes da Federação Brasileira de Hospitais, Dr. Luiz Aramicy Bezerra Pinto; da ANAHP, Dr. Francisco Balestrin; da Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo e Sindhosp, Dr. Yussif Ali Mere Junior; da FENAESS, Dr. Breno de Figueiredo Monteiro; da Associação de Hospitais do Rio Grande do Sul, Dr. Claudio José Allgayer e o vice-presidente da Associação dos  Hospitais da Bahia, Dr. Marcelo Brito, entre outros. A comitiva brasileira foi convidada, inclusive, para conhecer as instalações do Northwestern Memorial Hospital.

Na ocasião, o Dr. Francisco Balestrin foi eleito presidente designado pelo período de dois anos da Federação Internacional de Hospitais (IHF), entidade que congrega mais de 50 mil hospitais e estabelecimentos de saúde de mais de 100 países. Assim, para a gestão 2015-2017, o Comitê Executivo da entidade contará com um representante do Brasil, como presidente designado, ao lado do presidente Dr. Erik Kreyberg, da Noruega, e do pós presidente Dr. Kwang Tae Kim, da Coreia do Sul.

Além de parabenizar a IHF pelo evento, a AHESP saúda os presidentes, desejando êxito na nova gestão!

 


SAÚDE SUPLEMENTAR

 

Fator de Qualidade na Remuneração Hospitalar foi tema da 4ª reunião da ANS

No último dia 22 de outubro, os dois representantes da Federação Brasileira de Hospitais no Grupo de Trabalho da ANS – Dr. Eduardo de Oliveira e Dr. Roberto Vellasco – participaram da 4ª reunião referente à Regulamentação do Fator de Qualidade para Prestadores de Serviços Hospitalares e de SADT, realizada no Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da AHESP, a proposta apresentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar corrige distorção anterior e deve ser observada pelos hospitais, uma vez que se refere à aplicação do Fator de Qualidade ao índice de reajuste estabelecido pela ANS, que é o IPCA:


105% do IPCA para hospitais com acreditação plena

100% do IPCA para hospitais que participarem de Programas da Agência (Parto Adequado, Qualiss etc.)

95% do IPCA para hospitais que não preencherem esses requisitos



O Dr. Eduardo informou ainda que o 3º parágrafo da Resolução Normativa 364 ganhará nova redação, excluindo a palavra “limitado” e, portanto, o texto final deverá ficar assim:

Art. 3º - O índice de reajuste será definido pela ANS conforme disposto no § 4º do art. 17-A da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, incluído pela Lei nº 13.003, de 24 de junho de 2014, e será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

Queremos lembrar aos nossos associados que todos os contratos com as operadoras de saúde devem estar prontos e assinados até o próximo dia 22 de dezembro, desde que estejam de acordo com as normas da ANS, ou seja, com o estabelecido pelas Resoluções Normativas 363, 364 e 365. Alertamos que, caso alguma cláusula contrarie as normas ou seja considerada abusiva, que o hospital encaminhe o contrato para a AHESP, que tomará providências junto à ANS e dará todas as orientações”, explicou e complementou: “Uma cláusula em desacordo, por exemplo ter índice, significa todo contrato em desacordo com a legislação”.

Por fim, o presidente da AHESP pediu que os associados fiquem atentos à inscrição de seus estabelecimentos no CNES, observando a determinação da Portaria nº 1.646 e da Portaria 1.631, no caso de prestadores de serviços ao SUS.

 


NACIONAL

 

AHESP marca presença em eventos do setor no Paraná e em Recife

Dr. Edison e Dr. Walter representando a AHESP

Todos Unidos pela Saúde” foi o tema do 8º Seminário FEMIPA realizado pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, nos dias 22 e 23 de outubro, na Associação Médica daquele estado, que contou com as presenças do Dr. Edison Ferreira da Silva, Conselheiro da AHESP e presidente do SINDHOSFIL, e do Dr. Walter Lyrio do Valle, Assessor de Convênios.

O evento, que se tornou referência nacional para o setor de saúde filantrópico, promoveu um amplo debate em torno de questões importantes como a permanente crise de financiamento instalada no setor hospitalar e as possíveis soluções, a judicialização da saúde, novos modelos de contratação e remuneração de serviços, entre outros.

A edição deste ano buscou inovar com a realização de dois eventos simultâneos: o 1º Fórum de Direito da Saúde da Revista Brasileira de Direito da Saúde (RBDS) e o 1º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde.

Na manhã do dia 23, o Dr. Edison Ferreira da Silva foi o palestrante convidado pelo Fórum de Direito da Saúde para abordar o tema “Repercussões Diante da Portaria NR-32”, tendo como moderador o Dr. Maçazumi Furtado Niwa, advogado e 2º Secretário da Femipa. No mesmo dia, no período da tarde, na programação do 8º Seminário, o painel “Novos Modelos de Contratação e Remuneração de Serviços” contou com as palestras do presidente da ANS, Dr. José Carlos de Souza Abrahão, e do Dr. Walter Lyrio do Valle, Assessor de Convênios da AHESP, tendo como moderador o Dr. Eduardo Regonha, presidente da XHL.

Também foi o Conselheiro Edison Ferreira da Silva que esteve representando a AHESP na HOSPITALMED 2015 – Feira de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios – que é o maior encontro hospitalar das regiões Norte-Nordeste, reunindo em um só local mais de 300 expositores, lançamentos e tendências em produtos e serviços, networking e aperfeiçoamento profissional.

Na edição deste ano, o evento contou com mais de 30 workshops práticos sobre Gestão Hospitalar, Gestão Financeira e RH, além de 12 eventos paralelos. Entre os inúmeros especialistas convidados, vale destacar as participações do presidente da ANAHP, Dr. Francisco Balestrin, do prof. Afonso José de Matos, presidente da Planisa e do Dr. Breno Monteiro, presidente da FENAESS, no 4º Congresso Norte-Nordeste de Gestão em Saúde, quando discutiram os desafios da sustentabilidade econômico-financeira do segmento na atualidade.

A edição 2016 da HOSPITALMED já tem data marcada! Será de 17 a 19 de agosto, novamente no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Recife.

 


É NOTÍCIA

 

Regulação Assistencial na Saúde Suplementar será tema de Seminário da ANS

Com o objetivo de trocar informações e experiências sobre o tema e divulgar ações e estratégias desenvolvidas pela Agência, apresentando os avanços e desafios na regulação do setor, a ANS estará promovendo um encontro no próximo dia 10 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Rio de Janeiro. A programação inclui também o lançamento do novo inquérito Vigitel da Saúde Suplementar, a apresentação do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2016, um debate sobre desenvolvimento e avaliação de Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças.

Destinado a servidores e colaboradores da ANS, representantes do setor e especialistas da área acadêmica, o evento será aberto pelo diretor-presidente, Dr. José Carlos de Souza Abraháo, e contará com palestrantes convidados. Entre eles, os professores Eugênio Vilaça Mendes, especialista em organização do cuidado em redes; Oswaldo Tanaka, em avaliação de programas em saúde; Ana Maria Malik, em administração de serviços e sistemas de saúde; representantes de operadoras de planos de saúde, que contarão experiências de seus programas de promoção e prevenção e do Ministério da Saúde, que falarão sobre inquéritos populacionais e Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) como ferramenta para tomada de decisões.

O evento tem número limitado de inscrições. Para participar, os interessados devem enviar e-mail para eventos@ans.gov.br, com seu nome completo, instituição ou empresa que representa, colocando no “assunto” o nome do evento (Seminário de Regulação Assistencial na Saúde Suplementar).

Fonte: ANS

Haddad quer reduzir taxa de recolhimento de lixo hospitalar

Na última segunda-feira, 26, o prefeito Fernando Haddad entregou ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Antônio Donato, um projeto de lei que estabelece novos valores para o serviço de recolhimento de lixo sólido hospitalar. A ideia é reduzir a taxa cobrada de estabelecimentos de saúde, consultórios e farmácias, considerando a inauguração da primeira Unidade de Tratamento de Resíduos da Saúde da Capital prevista para os próximos dias, na Zona Leste, em Itaquera.

As informações são de que a obra teve um custo aproximado de R$ 45 milhões e vai permitir que o custo da Prefeitura com o tratamento do lixo caia de R$ 1,40/kg para quase metade do valor e que tal redução será repassada integralmente aos estabelecimentos de saúde.

De acordo com o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, a indústria de saúde produz cerca de 150 toneladas de lixo especial por dia, o serviço é feito por empresas terceirizadas em municípios da região metropolitana e a logística é um dos principais fatores para o alto preço cobrado atualmente.

O prefeito Haddad disse que o projeto de lei será analisado pela Câmara e que o trâmite para aprovação não deve demorar. Informou ainda que outra unidade de tratamento deverá ser erguida até o fim do primeiro semestre de 2016, na região de Perus, na Zona Norte, que já tem equipamentos comprados e está em fase de licenciamento. “São Paulo vai ter duas unidades para tratar seus resíduos de saúde e a economia é fantástica. Vai ficar em torno de 35 centavos o quilo”, complementou.

Fonte: Portal G1

Tecnologia: App é lançado para agilizar liberação de leitos hospitalares.

Vital Apps , startup 100% brasileira voltada ao desenvolvimento de aplicativos móveis para o setor de saúde, acaba de informar que lançará, no mês de novembro, uma solução para acompanhamento da liberação de leitos hospitalares via tablets e smartphones com interface web.

De acordo com Jose Augusto Vilhena, gerente geral da empresa, a partir da demanda de um determinado hospital foi possível constatar a necessidade do mercado para uma solução que trouxesse controle das atividades, agilidade de comunicação entre distintas áreas e ganho de tempo na liberação dos leitos.

Ainda segundo ele, a maioria dos hospitais trabalha com planilhas em papel que atrasam o início dos serviços de limpeza, manutenção e liberação de leitos, dificultando a validação de informações das equipes como horários, controle de SLAs e cruzamento de dados gerenciais, sem contar o espaço físico para armazenagem desses documentos.

A solução da ADL Vital Apps (Agilidade na Disponibilização de Leitos) permite leitura de QR code para validar local de execução dos serviços, check in/out da equipe encarregada, check list personalizado, abertura de ordem de serviço em tempo real junto aos departamentos competentes (manutenção predial e geral, ar condicionado etc.) controle de SLAs, alarmes para SLAs não atendido, fotos, assinatura digital, além de gerar relatórios gerenciais que podem auxiliar na redução de até 50% do tempo de liberação dos leitos, com aumento de qualidade e consequente retorno financeiro.

Fonte: Saúde Business

 


DIA DO DIABETES

 

Vem aí mais uma Campanha Nacional Gratuita!

Por sugestão da International Diabetes Federation (IDF) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais uma vez o Dia Mundial e Nacional do Diabetes (14 de novembro) será marcado pela 18ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação, que será realizada em 180 países em todo mundo e, por aqui, em aproximadamente 1.200 municípios.

No Brasil, a FENAD coordena a campanha em todos os estados. Em São Paulo, a ANAD promoverá o evento no dia 15 de novembro, no Colégio Madre Cabrini, ao lado da estação Vila Mariana do Metrô, quando serão oferecidos 10 mil atendimentos gratuitos, com testes de glicemia, exames de colesterol, avaliação de olhos, boca, pés, aferição de pressão arterial, palestras educativas e exposição de produtos e alimentos.

A AHESP é apoiadora dessa importante campanha que é uma ação de utilidade pública e, assim, gostaria de solicitar aos hospitais, clínicas e estabelecimentos de saúde que divulguem para que a mensagem chegue não só ao imenso contingente de portadores de Diabetes, mas principalmente aos que são e não sabem e ao grupo de risco. Para tanto, sugere que imprimam o cartaz que pode ser acessado aqui e coloquem em suas dependências.

 



Ed. Anteriores