AtualAnteriores → Edição nº 123

INFORM@TIVO

 

PESQUISA DE MERCADO

AHESP contrata empresa de pesquisa para mapear rede hospitalar do Estado

Visando atualizar informações e obter um retrato de sua rede de associados, a AHESP acaba de firmar contrato com a Sense Company, para a realização de uma pesquisa de indicadores assistenciais e gerenciais.

De acordo com o Dr. Eduardo de Oliveira, presidente da AHESP, o levantamento de informações junto à rede hospitalar é fundamental para trazer subsídios à entidade representativa na busca pelo aprimoramento de políticas para o setor. “É muito importante que nossos associados compreendam a relevância dessa iniciativa e participem, atendendo e respondendo aos pesquisadores para que seja feita essa fotografia da rede hospitalar de São Paulo. Afinal, os dados serão úteis para a elaboração de relatórios e estatísticas, que nos permitirão prover de informações não só o setor, mas também os órgãos reguladores e os segmentos afins”, informou.

Para zelar pela idoneidade do trabalho e pela confidencialidade das respostas, a AHESP optou pela contratação de uma empresa especializada, que tem mais de 20 anos de experiência e dispõe de uma equipe formada por antropólogos, estatísticos, médicos e profissionais de tecnologia.

O levantamento será feito por amostragem, através de contatos telefônicos e seu escopo abrange informações sobre número e tipo de leitos, incluindo desocupados e camas extras, número de altas e de diárias, tempo médio de permanência, taxa de reinternação, além de aspectos de qualidade como a existência de núcleo de segurança do paciente, de indicadores Qualiss e acreditação, entre outros.

O prazo previsto para a conclusão do trabalho e tabulação de resultados é de 11 semanas e, certamente, contribuirá de forma substancial para que a AHESP dê continuidade a um de seus objetivos que é estabelecer políticas na área de Gestão hospitalar, estimulando a adoção de boas práticas para a qualidade assistencial, a segurança do paciente e a sustentabilidade do setor.

Associado, não esqueça: sua contribuição é muito importante! Participe da Pesquisa AHESP!


TREINAMENTO AHESP

Entidade alerta e dá esclarecimentos sobre Programa de Qualificação Hospitalar

Cerca de 50 pessoas participaram do Treinamento AHESP realizado no último dia 10 de agosto, quando o Dr. Walter Valle, do departamento de Convênios, detalhou os indicadores de qualidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar para os prestadores de serviços.

O evento foi aberto pelo vice-presidente da entidade, Dr. Agnaldo Arsuffi, que falou sobre o importante trabalho realizado pela Associação, que tem acompanhado e opinado sobre as decisões da ANS, ressaltando a importância dos hospitais participarem. “Uma das dificuldades que sentimos, por exemplo, é quando fazemos pesquisas junto aos hospitais e eles não respondem, deixando de nos dar subsídios para discutir questões relevantes para o setor”, exemplificou e informou, em primeira mão, que já estão pensando numa segunda edição do treinamento. Desta vez, no Interior do Estado para levar essas informações a mais associados.

Dr. Agnaldo Arsuffi

Responsável por ministrar o treinamento, o Dr. Walter informou que o objetivo da AHESP ao promover o encontro foi alertar os hospitais sobre a existência de indicadores que aferem a qualidade dos serviços prestados, reiterar aos participantes que devem estar atentos e começar a aplicá-los em seus estabelecimentos. Segundo ele, muitos desses indicadores já são realizados, mas sem a conformação de coleta e a metodologia de cálculo preconizada pela ANS. “Outros os hospitais ainda não realizam e nunca viram, principalmente, aqueles referentes aos esclarecimentos para o paciente, o que chamam de centralidade do paciente, ou seja, de atenção não só na assistência, mas na humanização do tratamento, que são indicadores novos”, explicou.

Dr. Walter Valle

O Treinamento AHESP teve três horas de duração e os participantes receberam informações sobre os cinco macroindicadores: TISS, Parto Adequado, Notivisa, Acreditação e Qualiss, podendo interagir e tirar dúvidas com o palestrante o tempo todo. “Como eles já estão mais familiarizados com os quatro primeiros, detalhei mais os 17 indicadores que compõem o quinto macro, que é o Qualiss, um dos símbolos que serão atribuídos ao hospital no portal das operadoras de saúde”, informou.

Para o informativo AHESP, o Dr. Walter Valle destacou que alguns dos indicadores terão suas métricas definidas somente dentro de um ano, uma vez que a Agência Nacional de Saúde Suplementar não tem nenhum parâmetro, mas que muitos deles já estão vigentes e que os hospitais devem criar equipes e ir registrando seus dados mensalmente.

Repercussão

Dr. Francisco Fabbri

“O treinamento foi perfeito, atendeu completamente nossas expectativas. Agora, lá no hospital, não dependerá só de nós e, sim, da diretoria”, analisou o Dr. Francisco Fabbri, diretor Clínico do Hospital Alpha Med.

Damaris F. Braga

“Foi muito esclarecedor, com explicações muito claras e objetivas. Hoje, aqui, deu para tirar várias dúvidas que tínhamos e, agora, estudando melhor as fichas técnicas e as explicações que recebemos, creio que vai dar para levantar os indicadores de uma forma mais rápida e mais objetiva também”, disse Damaris Ferreira Braga, do departamento de Qualidade do Hospital Vera Cruz.

“O evento atendeu minhas expectativas e foi bastante satisfatório, esclarecedor e bastante detalhado também”, comentou João Beneti do Hospital Cruzeiro do Sul.


Dr. Turibio Cerqueira e equipe

“Nossas expectativas foram atendidas pelas apresentações do treinamento AHESP, dentro do que esperávamos para ter conhecimento sobre o que temos que desenvolver dentro do hospital para uma qualificação junto à ANS”, opinou o Dr. Turibio Gutierrez Cerqueira, diretor do Hospital e Maternidade Nova Vida, que esteve acompanhado por um grupo de colaboradores.

Maria Angélica C. da Silva

“Gostei muito do treinamento e achei que foi muito válido. A minha empresa está participando do processo de acreditação e terei condições de implantar várias coisas que aprendi hoje”, afirmou Maria Angélica Conceição da Silva, supervisora administrativa do Grupo Notre Dame Intermédica.


CONVENÇÃO FBH

11ª Convenção Brasileira de Hospitais será em Curitiba

De 21 a 23 de setembro, a Federação Brasileira de Hospitais e a Associação dos Hospitais do Paraná realizarão a 11ª Convenção Brasileira de Hospitais e o 6º Encontro Paranaense da Saúde, quando reunirão líderes do setor e renomados palestrantes, no Teatro da Universidade Positivo, em Curitiba.

Segundo os organizadores, o objetivo é agregar conhecimento e expandir a atuação das entidades nesse segmento que necessita de novos rumos e perspectivas, especialmente, para os hospitais privados do país.

O evento terá uma programação bastante abrangente, que será aberta com a palestra magna do jornalista Carlos Alberto Sardenberg e contará com as participações de Claudio Lottenberg, Gonzalo Vecina Neto e Jorge Moll Filho, entre outros. Além disso, contemplará atividades pré-congresso nos temas Qualidade e Segurança do Paciente, Recursos Humanos, Auditoria e Fisioterapia.

Paralelamente, os participantes poderão visitar uma Feira de Produtos e Serviços, com 34 estandes.

Confira a programação, outras informações e faça sua inscrição, acessando http://www.convencaofbh.com.br/


CURSO DE ATUALIZAÇÃO

Direito e Ética Médica ministrado por juízes, em São Paulo.

Inteiramente voltado a profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Direito – médicos, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, advogados, fisioterapeutas, assistentes sociais, biólogos e gestores hospitalares –, o curso de Atualização em Direito e Ética Médica em Hospitais e Serviços de Saúde tem uma programação composta por oito aulas, totalizando 52 horas de instrução, com início no próximo dia 23 de setembro.

Com uma programação que inclui temas como Responsabilidade Civil do Médico, Hospitalar e dos Planos de Saúde; Responsabilidade Extracontratual, Contratual Objetiva e Subjetiva; Dano Médico; Direito Constitucional na Saúde Pública e Privada, entre outros, o curso será ministrado por juízes, no Instituto BWS, em São Paulo.

As aulas acontecerão uma vez por mês, sexta-feira e sábado, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 16h30 e a programação completa pode ser conferida aqui

Associados AHESP tem 20% de desconto na inscrição e podem parcelar em quatro vezes, aproveite!


SINDHOSFIL

Sindicato inaugura nova sede e estabelece convênio para cursos de especialização em Saúde

Dr. Edison F. Silva, presidente do SINDHOSFIL e Secretário da AHESP

No último dia 19 de julho, o Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, SINDHOSFIL, inaugurou sua nova sede, no Centro de São Paulo, onde, através de maior espaço físico, pretende proporcionar melhor qualidade no atendimento prestado.

A solenidade foi prestigiada por autoridades da Assembleia Legislativa, inclusive o presidente da Frente Parlamentar Estadual das Santas Casas, deputado Itamar Borges, por presidentes de sindicatos profissionais e representantes comerciais. A AHESP foi representada por seu diretor executivo, Dr. Maurity Gonçalves de Freitas.

Na ocasião, o presidente da entidade, Dr. Edison Ferreira da Silva, que também é 1º secretário da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo, assinou convênio com o Centro de Estudos em Saúde (INES) e com a Universidade Cruzeiro do Sul, para a criação dos primeiros cursos de especialização e MBA que serão ministrados na nova sede, localizada próximo ao metrô Anhangabaú.

Os primeiros cursos terão início já no mês de setembro. Dois são os de MBA já programados:

Diretoria SINDHOSFIL

Com carga horária de 500 horas, os cursos de Especialização já estão com matrículas abertas e têm vagas limitadas e são:

As entidades filiadas, assim como associados AHESP, têm 10% de desconto nas mensalidades.

Obtenha mais informações através do e-mail inescursos@uol.com.br, pelos telefones (11) 3085.3332 ou 3105.7637 ou acesse www.sindhosfil.com.br


Ed. Anteriores