AtualAnteriores → Edição nº 127

INFORM@TIVO

 

AGENDA DO PRESIDENTE

Dr. Eduardo de Oliveira esteve entre os palestrantes do III Fórum Healthcare Business

A terceira edição desse evento de destaque do Grupo Mídia ocorreu de 7 a 9 de outubro, no litoral paulista, no Sofitel Jequitimar Guarujá, reunindo especialistas em torno do debate sobre ética, compliance e transparência na gestão.

O que podemos aprender com o modelo de excelência da Disney? Este foi o tema de abertura, proferido por um dos maiores especia-listas em excelência na gestão e engajamento de equipe, Alexandre Slivnik, autor do best seller “O Poder da Atitude”. Em sua palestra, falou da importância da humanização do atendimento e o papel da liderança nesse quesito. “Temos que tratar nossos colaboradores assim como eles devem tratar nossos clientes. Por isso, o papel do líder é fundamental para que a missão da empresa seja colocada em prática com excelência”, afirmou.

Na sequência, o presidente da AHESP, Eduardo de Oliveira, que, como vice-presidente, também esteve representando a FBH, foi um dos componentes da mesa redonda “O compliance e seu impacto financeiro na gestão”, ao lado de outros gestores convidados: Sandra Franco, presidente da Comissão de Direito da Saúde e Responsabilidade Civil Médico-Hospitalar da OAB/SJC; Claudia Scarpim, diretora executiva do Instituto Ética Saúde; Adriano Flávio de Lima, diretor de Operações do INDSH; Lauro Miquelin,  CEO da L+M e Francisco Balestrin, presidente da ANAHP.

O evento também trouxe o professor Doutor da UNICAMP, Leandro Karnal, que abordou a Ética na Saúde, explorando sobre transparência na gestão: “A vida ética é a que dá menos trabalho, o que permite uma vida bem-sucedida. Não há uma maneira correta de fazer a coisa errada. A vida ética é o melhor caminho, tanto para a vida pessoal, como para a profissional”.

O segundo dia do evento se encerrou com a premiação “Excelência da Saúde 2016”, homenageando as instituições que mais se destacaram no setor no último ano. Foram 13 categorias, com três homenageados em cada uma, em diversas vertentes da gestão, como Governança Corporativa, Gente e Gestão, Responsabilidade Socioambiental e Tecnologia, entre outras.

Saiba mais sobre o III Fórum na revista Healthcare Management, acessando aqui


SAÚDE EM SP

Dória diz que Saúde será prioridade de seu governo

O candidato eleito à prefeitura de São Paulo, João Doria Jr. (PSDB), disse que a saúde será a prioridade dos primeiros anos de seu governo, na capital paulista. O futuro prefeito afirmou que não será candidato a reeleição, que reduzirá o número de secretarias de 27 para aproximadamente 20 e que vai vender o complexo do Anhembi e o autódromo de Interlagos. Doria ainda ressaltou que vai encerrar o Programa de Braços Abertos, da atual gestão, que visa recuperar dependentes químicos na região central da cidade e implementará o programa Recomeço, que já é aplicado pelo governo do estado.

Entre as prioridades do candidato eleito, depois da saúde, estão a educação e a habitação. Doria, no entanto, ressalva que a saúde será sua maior preocupação. O candidato eleito disse que o município tem carência de cerca de 800 médicos e que os profissionais que já passaram por concurso serão chamados. Segundo ele, há cerca de 3 mil profissionais na lista de aprovados. Doria voltou a dizer que vai fazer parcerias com hospitais particulares e públicos para atendimento noturno – entre as 20h e às 8h – com o objetivo de diminuir a fila para exames.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

João Doria voltou a dizer que não é político e que será um gestor ou administrador da prefeitura paulistana. O candidato eleito ressaltou que fará política, o que não significará que ele passará a ser um político. “Eu serei um gestor, um administrador, respeitando a política, respeitando os políticos e essa relação. Eu sempre compreendi esse valor. Volto a lembrar, todos vocês sabem, sou filho de um político, meu pai foi um deputado federal. Não farei uma gestão política, farei uma gestão administrativa e com uma boa convivência, um bom relacionamento, saudável, positivo, com os seres políticos”.

Segundo o prefeito eleito, a expressiva quantidade de votos nulos, brancos e abstenções registrada mostra o repúdio da sociedade à “velha política”. “O recado das urnas, em São Paulo, especialmente em São Paulo, é o recado anti-PT.

Passados mais de quinze dias das eleições, esta semana, o jornal Folha de S. Paulo ouviu especialistas e publicou a análise dos mesmos, que foi no sentido de que as propostas do novo prefeito são paliativas. Sem citar nomes, o veículo afirma que especialistas em saúde pública dizem que não há nada mais urgente na rede municipal do que os serviços trabalharem de forma mais integrada, justificando que, hoje, o paciente fica perdido em um labirinto de unidades de saúde municipais e estaduais que muitas vezes não conversam entre si.

De acordo com a matéria, as propostas do “corujão” e carretas itinerantes para exames são medidas paliativas e pouco resolutivas, se o paciente não estiver dentro do sistema de saúde, recebendo um atendimento integral.

Ouvido, o secretário estadual de Saúde, David Uip, reiterou a afirmação do prefeito eleito de que as decisões em saúde estarão mais alinhadas a partir de janeiro. “Além de sermos do mesmo partido, minha família e a do Dória são muito próximas. Isso é uma enorme vantagem”, afirmou.

Para Uip, é fundamental que o município aprimore a sua atenção básica de forma a torná-la mais resolutiva e gestora da saúde do paciente. Ele defende uma revisão na fila de espera por exames e especialistas e uma via de acesso única como a que ocorre com a lista de transplantes.

Fonte: Agência Brasil e Folha de S. Paulo


LANÇAMENTO

Assessor Jurídico da AHESP lança obra sobre Saúde Suplementar no Brasil

O autor autografa exemplar do diretor Tesoureiro da AHESP.

O advogado Dagoberto J.S. Lima recebeu, no dia 29 de setembro, no Villa Bisutti Tenerife, em São Paulo, a nata da Saúde e do Direito brasileiro para o lançamento de sua biografia Os bastidores da saúde suplementar no Brasil - Memórias de um Advogado.

O autor, que tem 50 anos de carreira, foi prestigiado com a presença de deputados, ex-ministros, dirigentes juristas e membros da magistratura, envolvidos diretamente nos principais acontecimentos e na composição da legislação da saúde pública e suplementar brasileira. Dirigentes das operadoras e de entidades da área, além de líderes sindicais, também compareceram ao lançamento.

O livro retrata o surgimento e regulação da saúde privada no país, envolvendo fatos históricos, como o Código de Defesa do Consumidor, a Lei da Filantropia, a normatização dos planos de saúde e a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Dr. Dagoberto com o jurista e ex-ministro Dr. Almir Pazzianotto.

Entre os convidados, estiveram o presidente e o diretor Tesoureiro da AHESP, Eduardo de Oliveira e Ivo Garcia do Nascimento, respectivamente.

Sobre a Dagoberto Advogados

Com mais de 35 anos de tradição, a Dagoberto Advogados atua em diversas áreas, com destaque para assessoria jurídica de hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios, operadoras de planos de saúde e seguradoras, assim como entidades de classe. O fundador Dagoberto José Steinmeyer Lima e seu sócio Ricardo Ramires Filho mantêm sua sede em São Paulo, um escritório em Brasília, além de correspondentes nas principais capitais brasileiras - Rio de Janeiro,  Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia - e no exterior - Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Colômbia.

Fonte: Scritta


É NOTÍCIA - EVENTOS

Especialistas debaterão Desospitalização, em evento em São Paulo, no dia 09/11.

Este será o 2º Evento de Educação Continuada NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar e tem como público alvo as equipes multidisciplinares de home care,as operadoras de planos de saúde, os profissionais de hospitais ligados ao serviço de desospitalização e demais interessados da área de Saúde.

Com o tema “Desospitalização: o que é preciso discutir?”, o evento acontecerá no Auditório Ruy Barbosa, na Universidade Mackenzie, contará com renomados palestrantes (já confirmados) e será palco do lançamento do Novo Escore de Avaliação NEAD, aguardado há tempos pelo mercado.

Como conciliar agilidade na desospitalização com segurança do paciente? Que instrumento usar para avaliar as necessidades do paciente elegível para atenção domiciliar? Em se tratando de desospitalização, todo paciente é igual?

Visando responder essas e outras perguntas, a programação será bastante abrangente e contará com especialistas:

As inscrições já estão abertas, podem ser feitas clicando aqui e as vagas são limitadas!


Entrega do Prêmio Synapsis acontecerá em 22/11, celebrando também os 50 anos da FBH.

Uma noite de comemoração, premiação e lançamento acontecerá em Brasília, no dia 22 de novembro!

Comemoração, porque a Federação Brasileira de Hospitais estará recebendo convidados para celebrar o jubileu da entidade que representa o setor hospitalar brasileiro e se dedica à missão de defender e fortalecer o papel de seus associados. Nestas cinco décadas, a FBH vem lutando por uma política hospitalar adequada, capaz de fazer frente às necessidades da sociedade do país.

Premiação, porque a noite contemplará a cerimônia de entrega do Prêmio Synapsis, que nasceu com o propósito de estimular o debate propositivo sobre o sistema de saúde brasileiro, além de reconhecer, valorizar e difundir trabalhos inéditos de jornalismo. Nesta 2ª edição, serão oferecidos quatro prêmios, nas categorias rádio, TV, impresso e internet, a trabalhos que apontem soluções, referências e reflexões que possam ser aplicadas, debatidas e apresentadas para a melhoria da condição do sistema de Saúde do país.

Por fim, o evento também será palco do lançamento do livro “Um Século de Saúde no Brasil – Avanços e Retrocessos”, do médico e gestor Olympio Távora Darze Corrêa.


Ed. Anteriores