AtualAnteriores → Edição nº 25

INFORM@TIVO

 

EDITORIAL

 

AHESP SE REÚNE COM FORNECEDORAS DE GASES

Já amplamente por nós divulgado, desde o ano passado, a AHESP está prestando um serviço, em parceria com a JLopes, com o objetivo de reduzir a conta gás, recuperar valores pagos indevidamente e analisar contratos, ou seja, visando resguardar os interesses e garantir os direitos dos hospitais.

No início do ano, esteve reavaliando a metodologia de trabalho, o processo de análise e diagnóstico de cada hospital. Este mês, entrou em uma segunda fase e já começou a realizar reuniões com as fornecedoras de gases medicinais.

Por esta razão, pedimos mais uma vez sua atenção e reiteramos a importância dos hospitais responderem à pesquisa encaminhada pela AHESP sobre o tema.

Contamos com sua colaboração para prosseguir com este trabalho que, certamente, beneficiará a todos. Aguardamos o preenchimento da pesquisa, caso ainda não tenha encaminhado.

Dúvidas e outras informações, entre em contato pelo telefone (11) 3337.5757 ou pelo e-mail vilma@ahesp.com.br.

Até a próxima!



Dr. Volney Waldivil Maia
Presidente

 

 

DEPARTAMENTO DE CONVÊNIOS

 

AHESP REÚNE HOSPITAIS PARA ANALISAR PROPOSTA E DAR SUGESTÕES À ANS

 

Como informamos em nossa última edição, a AHESP reuniu representantes dos hospitais, no último dia 06 de março, para apresentar as propostas discutidas pelo grupo de trabalho da ANS para o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços.

O Dr. Walter Lyrio do Valle, do Departamento de Convênios da Associação, apresentou os pontos discutidos até então: forma de divulgação dos indicadores de qualidade dos prestadores de serviços junto ao público usuário do sistema e eleição de dois indicadores para cada um dos domínios estabelecidos pela RN n.º 267.

Os participantes analisaram, debateram e apresentaram sugestões.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar vai compilar as propostas, enviar novamente para análise dos hospitais para que, posteriormente, seja encaminhada, analisada e aprovada pelo Comitê Gestor dos Programas de Qualificação dos Prestadores (COGEP).

 

 

 

 

EM DESTAQUE

 

GASTRONOMIA HOSPITALAR, UMA NOVA TENDÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE.

Quando se fala em Gastronomia Hospitalar, logo vem a nossa cabeça serviços diferenciados ou “chiques”, na linguagem popular. Mas o que realmente está acontecendo é uma reviravolta nos Serviços de Nutrição e Dietética dos Hospitais, as SND’s, que estão implantando novos cardápios e serviços diferenciados, deixando de existir, aos poucos, aquela frase tão famosa: “comida de hospital, não gosto”.

Segundo dados do CEBRAMED – Centro Brasileiro de Estudos Médicos, mais de 45% dos hospitais brasileiros estão servindo uma dieta diferenciada ou um prato diferenciado aos seus clientes de saúde. Existem exemplos de alguns serviços, como o Hospital São Camilo – Pompeia, onde a Gerência de Nutrição adaptou alguns pratos com alimentação de baixa caloria, receitas desenvolvidas pela Médica Nutróloga Dra. Telma Sígolo, como o prato de abobrinhas recheadas com ricota e castanha do Pará ou arroz cremoso com camarão e açafrão, delícias da culinária que só pensávamos encontrar em um grande restaurante famoso. Mas o objetivo deste trabalho é proporcionar aos seus pacientes um conforto a mais em sua estadia no hospital.

Todo esse trabalho é desenvolvido a partir de uma excelente administração de Hotelaria Hospitalar, que em trabalho conjunto com a Nutrição, consegue esse desenvolvimento dentro da instituição.

Não é simples a adaptação! Requer a contratação de uma equipe afinada com os objetivos que se deseja.

Pensando em dar uma orientação melhor sobre este e outros serviços ligados à Gastronomia Hospitalar, a AHESP e o CEBRAMED – Centro Brasileiro de Estudos Médicos promoverão dia 29/03 o Curso de Gastronomia Hospitalar, na sede da Associação, com a participação da Chefe de Nutrição do Hospital São Camilo, Juliana Zanetti Machado, e da Dra. Telma Sígolo. Com certeza, elas darão dicas importantes de pratos saborosos que podem ser oferecidos em sua instituição.



CEBRAMED – Centro Brasileiro de Estudos Médicos

LEGISLAÇÃO

 

DESTAQUES LEGISLATIVOS PARA O SETOR

Nesta seção, quinzenalmente, selecionamos as principais resoluções, portarias, consultas públicas etc., para que você se mantenha informado.

 

Agência Nacional de Saúde Suplementar– ANS



● RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN N.º 289 – 27/02/2012: Acrescenta o artigo 7º-D à Resolução Normativa – RN n.º 186, de 14 de janeiro de 2009, que dispõe sobre as regras de portabilidade e de portabilidade especial de carências para beneficiários de planos privados de assistência à saúde. Veja mais


Ed. Anteriores