AtualAnteriores → Edição nº 45

INFORM@TIVO

 

EDITORIAL

 

I ENCONTRO PARA ESCLARECIMENTOS DA IN 49/ANS – IMPLANTAÇÃO PADRÃO TISS 3.0


A FBH e a AHESP convidam os representantes dos hospitais do Estado de São Paulo para esse importante evento que estarão promovendo no próximo dia 1º de março, no auditório do Hospital Santa Catarina, das 9 às 13 horas.

Como informamos anteriormente, o objetivo do encontro é analisar todo conteúdo do novo padrão para Troca de Informações na Saúde Suplementar, versão 3.0, sanar dúvidas e prestar esclarecimentos necessários. Além disso, visa permitir o desenvolvimento de programas para que hospitais/prestadores e operadoras estejam utilizando o novo padrão antes do prazo limite para implantação, que é 30 de novembro de 2013.

PROGRAMA

9h às 9h15
Abertura

• Dr. Luiz Aramicy Bezerra Pinto – Presidente da FBH
• Dr. Eduardo de Oliveira – Secretário Geral da FBH

9h15 às 10h45
Palestras

• Dr. Bruno Sobral – Diretor da DIDES/ANS
• Sra. Celina Maria Ferro de Oliveira – Coordenadora de Estrutura de Dados Terminologia COEST/ANS

10h45 às 11h

Intervalo

11h às 12h
Apoio Técnico

• Dr. Murilo Alves Moreira – ANAHP
• Dr. Luiz Antonio de Biase – ABRAMGE
• Dr. Eduardo de Oliveira – Secretário da FBH
• Dr. Roberto de Oliveira Vellasco – RJ
• Dr. Walter Valle – SP

12h às 12h20

Franqueado a representantes de entidades

12h20 às 13h

Aberto para discussões

 

Inscrições: os interessados em participar do encontro devem encaminhar os seguintes dados: Entidade/Hospital – Nome – Telefone – e-mail para julia@fbh.com.br ou erika@ahesp.com.br.

Local: Hospital Santa Catarina – Av. Paulista, 200, térreo – Auditório Prof. Dr. Benedicto Montenegro.

 

Até breve!

Dr. Volney Waldivil Maia
Presidente

É NOTÍCIA – SETOR

 

GEAP ESTÁ SOB INTERVENÇÃO

O governo interveio na Fundação de Seguridade Social (Geap), que administra a maior parte dos planos de saúde dos servidores do Executivo e, por ora, com o Ministério da Saúde no comando, o risco de quebra está afastado. Além de destituir Eloá Cathi Lôr do Conselho Deliberativo da fundação, o Ministério abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra ela, para apurar o descumprimento da determinação dos ministros Alexandre Padilha e Paulo Sérgio Passos (Transportes) de pedir investigação sobre denúncias de direcionamento de verbas da Geap ao Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco e Paraíba. Miraci Asturn foi nomeada como substituta, mas Eloá se recusa a deixar o cargo. Com uma dívida que chegou a R$ 400 milhões no final do ano passado, a fundação já enfrentava dificuldades para competir com os demais planos disponíveis no mercado e perdeu convênios, médicos e hospitais. A situação poderá ficar ainda pior, caso se confirme a intervenção do Banco Central no BVA, onde a instituição tem mais de R$ 30 milhões aplicados.

Fonte: Brasília em Tempo Real

 

LANÇADO PORTAL DE SAÚDE DO CIDADÃO E E-SUS ATENÇÃO BÁSICA

Com o objetivo de acelerar e qualificar o atendimento e tratamento dos usuários do SUS, o Ministério da Saúde lançou novos mecanismos, no último dia 5 de fevereiro: Portal de Saúde do Cidadão e E-SUS Atenção Básica. A intenção é criar um banco de dados para facilitar a criação de políticas públicas de saúde e a consulta por parte dos médicos. No novo portal, além de visualizar informações de atendimentos recebidos, o cidadão pode realizar um cadastro de seu registro de saúde e localizar serviços do SUS. Já o E-SUS é um software público que cria o prontuário eletrônico, permitindo que o histórico de atendimento de um paciente seja acessado de qualquer lugar. Com ele, as UBS dos municípios brasileiros poderão manter prontuários eletrônicos com dados de seus usuários, reduzindo o tempo de espera por atendimento e gerenciando estoques de medicamentos.

Fonte: Valor e Brasília em Tempo Real

 

PUC OFERECE CURSO DE GESTÃO DE SAÚDE

Terá início no próximo dia 2 de março, na PUC São Paulo, o curso “Gestão de Saúde: Melhores Práticas e Tecnologias para o Brasil”. Com aulas aos sábados e duração de 80 horas, o curso vem suprir a demanda de pessoal qualificado, capacitando profissionais de diversas áreas para atuarem nas funções de direção, gerência, coordenação, assessoria e liderança em hospitais, clínicas, planos, convênios e demais serviços e organizações de saúde públicas, privadas e filantrópicas. Para ser efetivamente gerencial e conectado à realidade brasileira, o curso conta com um conjunto de disciplinas gerenciais conduzidas por profissionais com reconhecida experiência acadêmica e de mercado (40%), além de uma base de conhecimentos em tecnologias em saúde (60%). Para maiores informações, acesse http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/8907.

Fonte: COGEAE PUC-SP

 

É NOTÍCIA – ASSOCIADOS

 

SINOBRASILEIRO RENOVA CERTIFICAÇÃO ONA

Após a visita do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), o Hospital SinoBrasileiro anunciou a renovação da segunda certificação ONA nível 2. Além de estrutura básica para garantir a assistência hospitalar, a certificação exige a devida habilitação do corpo funcional, requisitos de segurança para os clientes nas ações assistenciais e nos procedimentos médico-sanitários.

 

HOSPITAL VITÓRIA RECEBE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA CIRURGIA BARIÁTRICA

Localizado na Zona Leste de São Paulo, o hospital, que realiza em média 100 cirurgias bariátricas por mês, acaba de receber o certificado do International Center of Excellence for Bariatric Cirurgy. O selo internacional tem a chancela da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Com a certificação, o Hospital Vitória assume o compromisso de oferecer palestras mensais com orientações e explicações sobre obesidade para a comunidade e de realizar treinamentos constantes para as equipes multidisciplinares.

 

EDMUNDO VASCONCELOS EXPANDE PARCERIA COM OMINT

Parceria consolidada entre o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos e Omint ampliará o atendimento aos usuários do plano de saúde. A atuação, que antes cobria pronto socorro e internação, será expandida para o atendimento em outros serviços médicos prestados pelo hospital. A partir de agora, os usuários Omint poderão agendar consultas com especialistas das diferentes áreas médicas da instituição.

Fonte: Saúde Business Web


Ed. Anteriores