AtualAnteriores → Edição nº 58

INFORM@TIVO

 

EDITORIAL

 

AHESP PARTICIPA DE REUNIÃO COM SECRETÁRIO DA RECEITA MUNICIPAL

Como informamos na Circular AHESP nº 038/13, imediatamente após a publicação da Instrução Normativa SF/SUREM nº 1, que disciplina a emissão das Notas Fiscais Eletrônicas e da DPS, a AHESP iniciou contatos com os órgãos responsáveis, visando entender melhor o objetivo da norma e buscar uma solução menos traumática para o setor.

Neste sentido, gostaríamos de informar aos associados que foi realizada uma reunião na sede da Prefeitura de São Paulo, no último dia 30 de agosto, na qual o conselheiro Dr. Edison Ferreira da Silva esteve representando a Associação.

Conduzida pelo Subsecretário da Receita Municipal, a reunião contou com as presenças do vereador Paulo Frange e de representantes da ABRAMGE, ANAHP, Associação dos Contabilistas de São Paulo, FEHOSP, FEHOESP/Sindhosp, Pró Saúde, São Camilo e Unimed Paulistana.

A Secretaria de Finanças da PMSP se mostrou sensibilizada com o pleito das entidades representativas dos Prestadores de Serviços de Saúde.

Portanto, pedimos que todos fiquem atentos às próximas Circulares AHESP para acompanhamento dos desdobramentos do assunto e prováveis atualizações.

Eduardo de Oliveira
Presidente

 

 

É NOTÍCIA – SETOR

 

EM TRÊS ANOS E MEIO, SUS PERDE 13 MIL LEITOS

Segundo informações do Conselho Federal de Medicina, 13 mil leitos foram desativados da rede pública de saúde de janeiro de 2010 a julho de 2013. Os dados foram apurados junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), considerando as informações do próprio governo de que os números anteriores a 2010 poderiam não estar atualizados.

No período, o número de leitos no SUS caiu de 361 mil para pouco mais de 348 mil e as especialidades mais atingidas foram Psiquiatria, Pediatria, Obstetrícia e Cirugia Geral. Em números absolutos, os estados que mais sofreram com o corte foram os do Sudeste e Nordeste. São Paulo, por exemplo, teve 1.315 leitos desativados.

Vale lembrar que, no ano passado, o CFM fez um levantamento semelhante nos recursos físicos disponíveis no SUS e identificou que 42 mil leitos haviam sido desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012. Após a denúncia, o Ministério da Saúde justificou que a queda de leitos representa uma tendência mundial devido aos avanços em equipamentos e medicamentos que possibilitam o tratamento sem necessidade de internação do paciente.

Fonte: Jornal Monitor Mercantil


INTERIOR IMPLANTA MODELO INÉDITO DE CUIDADO INTEGRAL A IDOSOS

As cidades de Ipuã e Pedregulho, no interior de São Paulo, são as primeiras do Brasil a receber unidades públicas hospitalares exclusivamente para atender pessoas, principalmente idosos, que precisam de internações e cuidados médicos por longos períodos. O modelo inédito foi implantado pela Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de oferecer melhores condições para pacientes de longa permanência e, ao mesmo tempo, liberar leitos de internação em hospitais gerais.

Foram investidos cerca de R$ 6 milhões em reforma, compra de equipamentos e capacitação profissional para os primeiros 42 leitos e, até 2014, outras seis unidades serão revitalizadas em Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, com aplicação de mais R$ 24 milhões do governo estadual.

O projeto das Unidades de Cuidados Prolongados faz parte do programa “São Paulo Amigo do Idoso”, oferece atendimento multidisciplinar pelo tempo máximo de 90 dias e, entre os tratamentos, estão os de reabilitação, cuidados específicos com ferimentos e fonoaudiologia.

Fonte: Folha de S. Paulo e Portal R7

 

 

INTERNACIONAL

 

ABORDAGEM DISNEY PARA A QUALIDADE EM SERVIÇOS: TURNÊ BACKSTAGE MAGIC

Que tal transformar as tendências do mercado internacional em realidade no seu negócio? Construir uma cultura de excelência em saúde baseada nas filosofias mais poderosas da Disney: liderança, gestão de pessoas, serviços de qualidade, fidelidade à marca, criatividade e inovação?

Esta é a proposta do IQG para a Turnê Backstage Magic, exclusiva para o Setor Saúde, que acontecerá de 20 a 26 de outubro, na Flórida, em parceria com Surama Jurdi e Agape do Brasil, com apoio do Institute Disney.

A programação inclui seminários, visita aos bastidores dos principais parques da Disney e em lojas conceitos – Apple, Harley Davidson e Whole Foods –, uma experiência única na NASA e visitas técnicas a cinco hospitais e clínicas: MD Anderson Cancer Center, Florida Hospital for Children & Disney Pavilion, Winnie Palmer Hospital, Arnold Palmer Hospital e Nemours Hospital.

Segundo os organizadores, no Disney Institute, os participantes aprenderão como oferecer um serviço de excelência e criar um relacionamento de lealdade com os clientes. Na Apple, entenderão como implantar a missão e os valores da empresa na equipe e, na NASA, além de descobrirem como a organização conquistou o resultado que transformou a história humana com a teoria zero, terão um almoço com os astronautas e uma experiência no simulador de decolagem.

As vagas para a turnê são limitadas e para conhecer a programação completa, clique aqui

 

 

É NOTÍCIA – ASSOCIADOS

 

EDMUNDO VASCONCELOS FAZ CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

No próximo dia 19, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, na capital, estará unindo forças à causa da Associação da Medula Óssea, com a realização de uma campanha de doação, das 11 às 15 horas, com número de inscrições de voluntários limitado.

Devido ao alto grau de miscigenação da população brasileira, a grande diversidade genética dificulta a identificação de um doador compatível, mesmo entre parentes, o que faz com que o número de doadores compatíveis no país seja de um para cada mil pessoas.

Por ser uma patologia com raras chances de se encontrar um doador, é importante que cada vez mais pessoas e instituições abracem a causa. Somente a partir dessas iniciativas será possível aumentar as chances das pessoas que estão na fila de espera por um transplante”, esclarece o Dr. Antoninho Sanfins Arnoni, diretor clínico do Complexo Hospitalar. Fonte: Revista Hospitais Brasil


CEMA INAUGURA QUARTO AMBULATÓRIO NA CAPITAL

Especializado em oftalmologia e otorrinolaringologia, o Hospital CEMA teve sua primeira unidade instalada na Moóca há quase 40 anos e está ampliando sua atuação pela cidade. No mês de agosto, inaugurou seu quarto ambulatório, no Shopping Metrô Tucuruvi, com 700 m2 de estrutura e capacidade para 10 mil atendimentos por mês.

O projeto de ampliação prevê 12 unidades, sendo que já estão em funcionamento as unidades do Shopping Interlagos, de Santana e Aricanduva. Segundo a instituição, a opção de implantar centros médicos em shoppings tem um motivo: trazer comodidade aos clientes, levando o CEMA a mais bairros da cidade. Fonte: Saúde Business Web

 

 

QUALIDADE EM SAÙDE

 

FÓRUM INTERNACIONAL REUNIRÁ ESPECIALISTAS EM SÃO PAULO

A inovação tem a capacidade única de criar vantagem de longo prazo para as empresas. As novas e poderosas ferramentas de comunicação permitirão que as instituições tornem-se menos controladoras e mais criativas. Os novos padrões estabelecidos nos modelos de Acreditação trazem uma inovação no modo de pensar a gestão e o cuidado para as instituições de saúde. E quando se fala em Inovação vem em mente uma série de questionamentos:

Como as Instituições de Saúde mais bem sucedidas de amanhã serão organizadas e administradas?

Que práticas de gestão e de cuidado novas e heterodoxas irão diferenciar as Instituições aos clientes e mercado?

Como se pode construir uma empresa em que o espírito de time, e não a máquina burocrática, una e comprometa as pessoas?

Como se pode ampliar o sentido de missão percebido pelos colaboradores em toda empresa, de maneira que justifique uma contribuição extraordinária?

Nós do IQG - Health Services Accreditation e da ACI – Accreditation Canada International, entendendo este direcionamento do mercado, nos esforçamos durante estes dois anos, para que especialistas de renome nacionais e internacionais respondam todos estes questionamentos e muito outros no nosso VI Fórum Internacional.

Convidamos você para dar o seu testemunho sobre inovação e debater ideias de melhoria e qualidade.

Espero você nos dias 21 e 22 de novembro no Fecomercio.

Rubens Covello
CEO do IQG



Ed. Anteriores