AtualAnteriores → Edição nº 67

INFORM@TIVO

 

COMUNICAÇÃO

 

NA AHESP, SUA INSTITUIÇÃO ESTÁ SEMPRE EM PAUTA!

Como representante dos hospitais e estabelecimentos de saúde do Estado de São Paulo há quase meio século, a AHESP reitera que mantém seus canais de comunicação abertos para as notícias da sua instituição.

Inaugurou um novo serviço, vai expandir suas instalações, conquistou um prêmio, promoverá um curso, informe para o mercado de saúde, através dos espaços que a AHESP disponibiliza para o seu estabelecimento, no site e na newsletter da entidade.

Independente do porte, se é uma clínica, laboratório ou hospital, solicite ao seu departamento de comunicação e marketing que estreite o relacionamento com a AHESP, através da troca de informações pelo e-mail comunicacao@ahesp.com.br e, assim, aproveite as oportunidades de divulgação junto a seu público de interesse.

Vale lembrar que, além disso, através do site www.ahesp.com.br, sua organização pode anunciar gratuitamente vagas abertas e também selecionar currículos de profissionais da área, na seção Banco de Vagas.

Desfrute dos espaços criados para as instituições de saúde do estado e ajude a AHESP a aprimorar e fortalecer cada vez mais a comunicação do setor!

Comunicação AHESP



É NOTÍCIA - SETOR

 

ANS DISPONIBILIZA CONSULTA ÀS DECISÕES DE PROCESSOS EM SEGUNDA INSTÂNCIA

Atendendo ao princípio de transparência e à demanda frequente das operadoras de planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar está disponibilizando um novo sistema para consulta às decisões de segunda instância de processos sancionadores.

As consultas podem ser feita no portal da entidade (www.ans.gov.br) graças à integração do mesmo com o Sistema de Informação de Fiscalização (SIF), o que permitiu agilizar a divulgação e aprimorar a pesquisa, dando acesso ao histórico do processo, sua localização, número da demanda, fase e data da decisão.

A atualização e divulgação são feitas em tempo real e permitem que também os beneficiários possam ter acesso às informações de seus processos.

Fonte: ANS

 

ALTERNATIVA A PLANOS DE SAÚDE, CARTÃO PRÉ-PAGO JÁ TEM 160 MIL USUÁRIOS.

Especializada na transmissão de dados para transações eletrônicas, a francesa Lyra Network está apostando em uma nova funcionalidade para o cartão pré-pago: a categoria seguro de saúde. O cartão foi desenvolvido pela Onix Serviços de Valor Agregado, já conta com 160 mil usuários das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro e oferece até 50% de desconto em consultas e exames junto a 3.200 médicos e laboratórios afiliados.

Ao invés de pagar um valor mensal ao convênio, o usuário faz uma recarga no valor tabelado. Caso o sistema esteja indisponível na hora do uso do cartão, o paciente tem a opção de fazer a solicitação por telefone, por meio de uma Unidade de Resposta Audível automática e segura.

Por meio do gateway de pagamento Payzen, a Lyra é responsável pelas transações de recarga e também de adesão ao serviço, cujas expectativas são de alcançar 500 mil cartões e 7 mil afiliados até o final de 2014.

“O grande desafio desse projeto é garantir que o paciente será atendido. Para isso, tem que ter uma estrutura de comunicação de alta disponibilidade e extremamente rápida, como a que a Lyra fornece. A empresa é bem conceituada no mercado e suas soluções são bastante eficientes, permitindo que fiquemos tranquilos, inclusive em casos de pronto atendimento”, afirma Alberto Techera, diretor geral da Onix.

Fonte: Folha Paulistana e Uol

 

ARTHUR CHIORO DEVERÁ SER O NOVO MINISTRO DA SAÚDE

Mesmo sob investigação de improbidade administrativa pelo Ministério Público, o médico Arthur Chioro foi formalmente convidado pela presidente Dilma Roussef para substituir Alexandre Padilha, que concorrerá ao governo de São Paulo, no Ministério da Saúde.

Desde 1989, Arthur Chioro é médico concursado da prefeitura de Santos. Formou-se pela Fundação Serra dos Órgãos e se especializou em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente, é Secretário Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, sócio majoritário de uma consultoria e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na área de Planejamento e Gestão em Saúde.

O político é ainda presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e esta não será a primeira vez que ele trabalhará no Ministério. Entre 2003 e 2005, foi diretor do Departamento de Atenção Especializada da pasta.

Fonte: Portal G1



É NOTÍCIA - ASSOCIADOS

 

SANTA CASA DE SP INAUGURA BANCO DE LEITE HUMANO

O novo serviço está em funcionamento desde o último dia 15 de janeiro, é considerado como promotor de amamentação natural na capital e, para ser inaugurado, contou com a colaboração do Rotary Club, que fez a doação dos instrumentos do banco do leite e de um automóvel.

O banco permite estocar o leite em condições favoráveis e por mais tempo, ou seja, o que seria descartado após 12 horas pode ser estocado por 30 dias, além de permitir a análise da composição do material para escolha de um perfil mais adequado à necessidade de cada recém-nascido.

O Banco de Leite Humano está instalado no Hospital Central da Santa Casa, conta com equipe formada por médico, nutricionista, técnico de nutrição, enfermeira, auxiliar de enfermagem e auxiliar administrativo, poderá beneficiar cerca de mil recém-nascidos e lactentes por ano, com capacidade projetada para processar 60 litros por mês. Além da média de 250 partos mensais da Santa Casa, o novo serviço abastecerá as maternidades do Hospital Municipal São Luiz Gonzaga e do Hospital Estadual de Francisco Morato.

Fonte: portais Exame, r7 e Saúde Business Web

 

PRESCRIÇÃO DIGITAL É REALIDADE NO HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

Mesmo deficitário, a instituição investe em tecnologia e humanização, visando a segurança do paciente e a qualidade do atendimento. Prova disso é que medicamentos administrados, procedimentos realizados e todos os cuidados a serem compartilhados pelas equipes não são mais registrados no papel ou feito no boca a boca.

Desde julho, para assegurar que o atendimento ao paciente internado seja feito de acordo com prescrição digital médica e de enfermagem, o departamento de TI inseriu um módulo ao sistema de gestão e os profissionais estão usando equipamentos móveis, com leitores de código de barras, à beira do leito.

Depois de quebrar as resistências dos colaboradores e integrar as áreas médica, de enfermagem e farmácia, a medicação passou a ser prescrita por meio do sistema, que sinaliza a farmácia para dispensação do medicamento. Em seguida, após a conferência eletrônica do nome do paciente, remédio a ser aplicado, via, dose e horário, é administrado por um enfermeiro, cujo nome também fica registrado no sistema.

A solução custou cerca de R$ 120 mil, garante maior segurança e qualidade, evita o extravio de medicamentos e visa, ainda, controlar todas as atividades junto ao paciente, como aferição de sinais vitais e gases medicinais. Segundo Alexandre Covello, gerente de TI, houve melhoria no tempo de atendimento e no apontamento das atividades do dia.

“Os investimentos tecnológicos, muitas vezes, não são prioritários, mas acontecem quando representam um diferencial no cuidado e a transposição dos obstáculos acontece com coragem e honestidade de oferecer igualdade para todos”, afirmou Henrique Prata, diretor geral.

Fonte: Saúde Business Web

 

ESTE MÊS, HOSPITAL SAMARITANO COMPLETOU 120 ANOS DE ATIVIDADES.

No mesmo dia em que São Paulo completava 460 anos, o Hospital Samaritano celebrava seus 120 anos de atividades, sendo uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade por duas passagens de século, com recursos do próprio negócio e sem estar vinculado a comunidades específicas.

Fundado em 25 de janeiro de 1894 como primeiro hospital privado da capital paulista, o Samaritano passou por duas guerras mundiais, teve participação ativa na Revolução de 1932 e é, hoje, um hospital de alta complexidade, que conta com 19 andares, 316 leitos de internação, Unidade de Terapia Intensiva e um Centro Cirúrgico com 16 salas.

Somente em 2013, realizou mais de 140 mil atendimentos de emergência nos pronto-socorros, 12 mil cirurgias e aproximadamente dois milhões de procedimentos diagnósticos. Além disso, no ano passado, se destacou pela realização de procedimentos inéditos no Brasil, como implante de coração artifical definitivo, transplante renal com doador e receptor de tipos sanguíneos diferentes e Cirurgia Endoscópica para Correção de Espinha Bífida (Mielomeningocele) com técnica 100% nacional.

Desde 2012, acompanhando a tendência e demanda do mercado de saúde, o Hospital vem investindo em Núcleos de Especialidades de maior competência: Ortopedia, Cardiologia, Neurologia, Gastroenterologia, Oncologia, Urologia, Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia. “O foco foi formar núcleo especializados nas áreas nas quais já somos referência, para prestar um atendimento global. Os pacientes podem realizar diagnóstico, tratamento e acompanhamento dentro do Samaritano. Estamos investindo também em Emergência Especializada”, explicou Luiz De Luca, Superintendente Corporativo.

A AHESP registra os parabéns, desejando ainda mais sucesso!

Fonte: Portal Hospitais Brasil



PRODUTOS & SERVIÇOS

 

PHILIPS ANUNCIA NOVO SETOR COM FOCO NA SAÚDE

Na última quarta-feira, dia 22, a Royal Philips anunciou a criação do grupo de Negócios, Serviços e Soluções de Informática para Saúde, que oferecerá, para hospitais e sistemas de saúde, programas clínicos personalizados, análise avançada de dados e plataformas baseadas em nuvem e será dirigido por Jeroen Tas.


Jeroen Tas, diretor do novo setor.
O interesse da companhia pela área, certamente, passa pelo Brasil, onde adquiriu a Wheb Sistemas, de Blumenau e a Tecso, de São Paulo, que integram agora o segmento Patient Care and Clinical Informatics da divisão Healthcare.

De acordo com a Royal Philips, o objetivo é criar parceria com fornecedores de serviços para melhorar o acesso, reduzir os custos e aumentar a qualidade da classificação ao diagnóstico, tratamento e monitoramento, além do pós-tratamento, em casa.

“Com a continuidade da expansão das ferramentas, análises, consultoria e apoio, estamos abrindo caminho para os fornecedores fazerem a transição para um cuidado mais integrado e colaborativo”, informou a diretora-executiva da Philips Healthcare, Deborah DiSanzo.

Fonte: Baguete

Ed. Anteriores