AtualAnteriores → Edição nº 8

INFORM@TIVO

 

EDITORIAL

 

A AHESP QUER APRIMORAR A COMUNICAÇÃO COM VOCÊ E SUA INSTITUIÇÃO

 

Embora sejam muitos e constantes os desafios impostos ao setor hospitalar, a AHESP finaliza o primeiro semestre com um balanço positivo, uma vez que já implantou várias ações do cronograma previsto para 2011 que, inclusive, têm registrado boa repercussão.

O envio eletrônico de nosso informativo e das circulares tem garantido a agilidade das comunicações e da troca de informações com os associados, mantendo um canal aberto permanentemente, cuja participação e retorno têm sido crescentes.

Para que possamos continuar estreitando e aprimorando nosso relacionamento, no entanto, é imprescindível a colaboração de todos no sentido da manutenção atualizada de nosso banco de dados para o correto encaminhamento das informações.

Nossos relatórios de disparo apontam para muitos endereços eletrônicos que estão errados, outros que bloqueiam nossas mensagens e ainda outros tantos cujas caixas encontram-se lotadas, o que impede, muitas vezes, que sua organização receba informações importantes do setor.

Sendo assim, mais uma vez solicitamos sua atenção quanto à atualização dos e-mails e aproveitamos para pedir aqueles que recebem nossas comunicações que direcionem ou repliquem as mesmas para os setores e profissionais pertinentes a cada assunto dentro de seu estabelecimento.

Contamos com sua colaboração e agradecemos.

Até a próxima!

 

Volney Waldivil Maia
Presidente

 

GASES MEDICINAIS

 

RESGUARDE SEUS INTERESSES E DIREITOS

 

Você sabia que seu hospital pode contar com a assessoria da AHESP para diagnosticar o pagamento indevido às fornecedoras de oxigênio ocorrido nos últimos 10 anos e para obtenção de ressarcimento?

Este é o mais recente serviço que a Associação está oferecendo para auxiliar os hospitais a resguardarem seus interesses e direitos.

Faça como muitos hospitais já estão fazendo, ligue e informe-se!

 

REGIONAL CAMPINAS

 

PROSSEGUEM NEGOCIAÇÕES ENTRE HOSPITAIS E UNIMED

 

Como temos informado em nossas últimas edições, a AHESP Regional Campinas tem promovido uma série de reuniões para que os hospitais discutam sobre as negociações com a Cooperativa Unimed.

A última aconteceu no dia 24 de junho, reunindo representantes dos hospitais de Campinas e da Unimed, tendo como pauta: glosas nas contas dos hospitais, reajuste 2011/2012 e novos contratos.

A reunião foi considerada muito produtiva e, na ocasião, foi constituído um Grupo de Trabalho para que, até o próximo mês de setembro, sejam resolvidos os dois últimos itens da pauta.

Manteremos todos informados sobre a continuidade das negociações.

 

Dr. Arly de Lara Romêo
Presidente da AHESP Regional Campinas

 

ASSESSORIA JURÍDICA

 

EM ANDAMENTO A REGULAMENTAÇÃO DAS FILANTRÓPICAS



A regulamentação das entidades filantrópicas no Brasil, desde a promulgação da Lei Federal nº 12101/2009, que disciplinou o seu regime legal, tem-se demonstrado difícil, não apenas em função da complexa atividade que exercem nas áreas de saúde, educação e assistência social, mas também em decorrência de sua importância social e econômica, como braços auxiliares do poder público no cumprimento das tarefas que competem ao Estado exercê-las em benefício da população.

Assim é que, após muita negociação, o governo federal, através de decreto presidencial e portaria do ministro da saúde, iniciou a implantação da referida lei, defrontando-se com dificuldades práticas sem conta para regular o sistema filantrópico na área da saúde, onde tem uma grande importância como elemento básico de sustentação da assistência à saúde oferecida pelo SUS ao povo brasileiro.

Tais dificuldades são de tal ordem que já se sabe que estão em preparação novas medidas legislativas, dentre elas a edição de medida provisória ou o aproveitamento desse tipo de diploma legal em tramitação no Congresso Nacional para adequar alguns dispositivos da Lei nº 12101/09 à realidade brasileira, facilitando a regulamentação dessas entidades, em seu relacionamento com órgãos do SUS, nas três esferas de governo.

Um dos aspectos de maior relevância nesse trabalho regulatório é o que se refere à comprovação, pelos estabelecimentos contratados ou conveniados pelo Sistema Único de Saúde, de que conseguiram prestar, no mínimo, 60% da totalidade dos seus serviços assistenciais de saúde, quer hospitalares, quer ambulatoriais, em beneficio dos pacientes a eles encaminhados pelo Sistema Estatal.

Os critérios de aferição dessa obrigatoriedade legal têm sido estabelecidos pelos órgãos competentes de uma forma muito complexa, o que certamente irá inviabilizar o atendimento, pelos prestadores de serviços de saúde, dos requisitos legais, para que possam permitir a utilização das imunidades e isenções tributárias, que se constituem na principal contrapartida à execução da assistência à saúde prestada à população.

É importante que essa normatização seja editada com a maior presteza, para que a mesma surta os seus efeitos ainda no curso deste ano de 2011, sob pena de criar sérios problemas às entidades filantrópicas na renovação de seus certificados e prestação de contas para o próximo ano.



Dagoberto José Steinmeyer Lima
Consultor Jurídico da FBH e da AHESP

 

LEGISLAÇÃO

 

ANS ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE QUALISS

 

Já está aberta para contribuição de beneficiários, operadoras e prestadores de serviços de saúde a Consulta Pública nº 44 da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

A consulta, que seguirá até o próximo dia 23 de julho, apresenta proposta de Resolução Normativa para a implantação de um instrumento capaz de avaliar o desempenho e os resultados assistenciais dos prestadores de serviços da saúde suplementar, selecionando indicadores que ajudem na diferenciação das organizações avaliadas.

Para monitorar tais indicadores, será desenvolvido um programa denominado QUALISS, com o uso de referências mundiais, cujos eixos serão: efetividade, eficiência, equidade, acesso, centralidade no paciente e segurança.

Segundo a ANS, os indicadores proporcionarão às instituições de saúde novas ferramentas e métodos para a gestão da qualidade e fornecerão, ao poder público e aos consumidores em geral, elementos de apoio para a tomada de decisões.

Inicialmente, o programa estará focado nos hospitais, mas pretende ser extensivo aos demais prestadores da saúde suplementar e, para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, o QUALISS terá um comitê gestor com representantes das operadoras, dos hospitais, clínicas, laboratórios, dos médicos, das acreditadoras e dos consumidores.

Para conhecer a íntegra da consulta pública, o interessado deve acessar www.ans.gov.br e, para participar, tem que usar o formulário eletrônico disponível exclusivamente no site da Agência.

 

CURSOS

 

AVALIAÇÕES MOSTRAM APROVAÇÃO DOS PARTICIPANTES!

 

Neste primeiro semestre, 80 pessoas participaram dos cursos realizados pela AHESP. Os temas ministrados foram: Serviço de Arquivo Médico e Estatística – SAME; Estatística Hospitalar – Analisando os Resultados da Gestão; Auditoria do Faturamento para Convênios Médicos e Seguradoras e Gestão Financeira no Faturamento Hospitalar.

Ao final de cada evento, os participantes são convidados a preencher uma ficha de avaliação com questões sobre o curso, o professor e a organização. Nela, a Associação procura abordar todos os aspectos, como conteúdo, aplicabilidade, carga horária, material didático, conhecimento e exposição do professor, além de abrir espaço para críticas e sugestões, visando aperfeiçoar sempre o cronograma e atender as expectativas dos profissionais do segmento hospitalar.

As fichas preenchidas pelos participantes nos permitem afirmar que o cronograma do primeiro semestre fechou de forma muito positiva, registrando grande aprovação e ótima avaliação em todos os quesitos.

Assim, fica aqui mais uma vez o convite para que você se programe ou indique aos profissionais de sua instituição os cursos agendados para o segundo semestre:

• Serviço de Atendimento ao Cliente Hospitalar – SAC – 17/08

• Procedimentos Fiscais e Contábeis para Empresas – 18/08

• Engenharia Financeira para Executivos Hospitalares – 14/09

• Estatística Hospitalar – Analisando os Resultados da Gestão – 28/09

• Serviço de Arquivo Médico e Estatística – SAME – 06/10

• Auditoria do Faturamento para Convênios Médicos e Seguradoras – 20/10

• Liderança de Equipes de Atendimento ao Cliente Hospitalar – 27/10

• Logística de Insumos Hospitalares – 17/11

• Recepção hospitalar – 24/11

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