AtualAnteriores → Edição nº 92

INFORM@TIVO

 

INSTITUCIONAL

 

Novo site da AHESP visa ampliar interatividade com internautas

É um fato que, diante do desenvolvimento tecnológico mundial, não existem mais distâncias. Vivemos em um mundo conectado, de acesso a informações em tempo real, onde a palavra de ordem é agilidade.

A Telemedicina, que até outro dia era coisa de ficção científica, já é uma realidade. As cirurgias transmitidas ao vivo para o outro lado do planeta estão cada vez mais frequentes, assim como os procedimentos robóticos em saúde. Milhares de informações das mais diversas patologias estão à disposição de qualquer leigo, bastando apenas um clique.

É nesse cenário que a Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo chega aos 50 anos e, para continuar como uma fonte confiável de informações para o setor, procura se adequar às novas tecnologias e, assim, na medida do possível, facilitar a vida dos profissionais que cada vez têm menos tempo disponível.

Neste sentido, tão importante quanto informar que acaba de colocar um novo site no ar, com design mais leve e tecnologia mais moderna, a AHESP quer reiterar o convite para que todos participem e ajudem a entidade a tornar esse canal de comunicação mais eficaz a cada dia.

Se você tem sugestões de pautas que acredita ser do interesse do setor, artigos ou mesmo comentários sobre notícias e eventos, mande seu recado para comunicacao@ahesp.com.br, independente de ser ou não um associado.

Sua instituição de saúde é associada à AHESP e está promovendo um curso, adquiriu um novo equipamento, recebeu um prêmio, lançou um novo serviço ou inaugurou uma nova ala, tem uma vaga aberta e está em busca de profissionais? Utilize o mesmo endereço de e-mail para divulgar em nosso site e/ou nossa newsletter.

A partir de agora, os internautas podem acessar www.ahesp.com.br do desktop, smartphone, tablet ou iPad sem perder qualidade em nenhum formato!

Acesse e também participe!


EVENTO

 

Com tema inédito, palestra da AHESP registra grande sucesso!

Dr. Maurity G. Freitas, Diretor Executivo da AHESP, recepciona equipe do projeto: Edgard Petinatti, Almeri Bolonhezi, Hugo Aspromonte, Arlene Bolonhezi e a convidada Beatriz Poletto.

Atendendo ao convite da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo – que em 2015 está comemorando 50 anos de fundação –, gestores de hospitais da Capital e do Interior estiveram prestigiando a palestra “Atendimento e Apresentação Pessoal na Área da Saúde”, realizada no último dia 12 de março, em seu Auditório.

Neste primeiro evento do ano, além de trazer um tema inédito em sua programação, a AHESP promoveu o lançamento desse projeto destinado ao setor Saúde, que é uma parceria da Agência Paulista de Comunicação, empresa que presta assessoria para a entidade há mais de 20 anos, e a Aspromonte Consultoria que, desde 2005, vem valorizando a cultura organizacional de renomadas empresas aéreas e hoteleiras, segmentos nos quais tem um trabalho fortemente reconhecido, através de projetos voltados à qualidade dos serviços prestados.

Depois de dar boas-vindas aos participantes, Dr. Maurity apresenta o palestrante, Hugo Aspromonte.

Nesses tempos em que as exigências do mercado são cada vez maiores, em que a busca por Qualidade, Segurança do Paciente, Acreditação, Manuais de Conduta etc. é uma constante, a palestra teve o objetivo de demonstrar como o atendimento, a imagem pessoal e empresarial podem ser diferenciais competitivos e importantes ferramentas de comunicação dos valores organizacionais. Para tanto, contou com a expertise de Hugo Aspromonte, autor do padrão de apresentação pessoal da TAM Linhas Aéreas, onde atuou por quase nove anos.

O evento surpreendeu os organizadores desde o início da divulgação, com a inscrição efetiva de profissionais dos estabelecimentos de saúde diretamente ligados ao assunto, ou seja, gestores de Qualidade, Atendimento, Hotelaria, Comercial, Hospitalidade, Comunicação e Marketing. No final, mais uma surpresa muito positiva: 100% de preenchimento das Fichas de Avaliação, aprovação unânime de todos os quesitos, além de todos parabenizarem a iniciativa e expressarem o “gostinho de quero mais”!

“Desde que tomei conhecimento do tema desse projeto, fui um defensor de que fosse trazido para ser apresentado aqui na Associação dos Hospitais. Achei que o desenvolvimento do tema foi importantíssimo e percebi que essa também foi a percepção dos presentes, que demonstraram ter ciência e concordar com a relevância das questões apresentadas para os estabelecimentos de saúde. Porém, tudo depende agora daquilo que foi captado pelos que estiveram aqui e que será levado para que as instituições possam tocar em frente e de forma constante na prestação de seus serviços”, afirmou o Dr. Maurity Gonçalves de Freitas, Diretor Executivo da AHESP.





Repercussão

Representantes Hospital Sepaco.

“Estamos querendo montar um projeto para a área de Atendimento no Sepaco e pensamos justamente na imagem, nas dificuldades que temos com o comportamento dos atendentes, dos assistentes, juntando com a parte do processo em si. Então, a palestra foi muito interessante para tentarmos acoplar ao nosso projeto.”Luciana Brandão Melo, Analista de Recursos Humanos do Hospital Sepaco.

“De uma forma simples e prática, a apresentação nos deu novas ideias para implementar coisas novas, melhorar a qualidade do nosso serviço, o que foi muito importante.”Denise Garcia Madeira, Supervisora de Atendimento do Hospital Sepaco.

“Gostei muito! A palestra foi divulgada dentro do hospital, nos organizamos para definir quem viria e, então, viemos eu e a Juliana, que é do setor de Marketing e Comunicação. Eu gostei bastante, acho que é muito aplicável a nossa instituição e, assim, dá para aproveitar muito do que ouvimos. O palestrante e demais envolvidos no projeto são muito acessíveis para conversar, atender, enfim, gostei muito.”Aline Piraino Butieri, Assistente de Qualidade do Hospital Santa Cruz.

Representantes Hospital América.

“Atendeu muito as nossas expectativas. Estávamos aqui conversando sobre isso, que a palestra foi muito enriquecedora, trazendo a realidade de todos. A dificuldade que todos têm, os problemas que todos têm, até mesmo para conseguir profissionais que sejam qualificados e atendam às expectativas dos clientes.”Adriana N. Vernizze Bezerra, Gerente de Recursos Humanos do Hospital América.

“Foi muito bom ver que os problemas de atendimento não são apenas nossos, mas geral e que podem ser resolvidos. A palestra foi excelente!”Roselaine Beatriz Queiroz, Coordenadora de Recepção do Hospital América.


Representantes Hospital Santa Virginia.

“A palestra foi ótima. Vim com a expectativa de buscar mesmo o que o Hugo passou, que é essa afetividade, esse acolhimento que têm se perdido muito nos hospitais. Para mim e creio que também para a Rafaela, que está comigo e é da área da Qualidade, por estarmos passando pelo processo de Acreditação, atendeu muito bem ao que esperávamos, pois ele ressaltou a importância do profissional se sentir de fato como um profissional da área da saúde, que trata, que acolhe. Acho que o palestrante conseguiu abordar o que realmente os hospitais estão buscando hoje. Vocês estão de parabéns!”Lúcia Carrillo de Oliveira, Analista de Treinamento Senior do Hospital Santa Virginia.

“Quero vir mais vezes aos eventos da AHESP, pois atendeu as minhas expectativas. É importante reciclar sempre. Por mais comum que possa ser o assunto, é importante estar com um grupo, reunido, ver ideias e ver também que o básico é importante e sempre válido. Não adianta construir nada se não tiver uma base boa e, hoje, foi muito isso. Obrigada pelo convite!”Roseli Fonseca, Gestão de Atendimento e Hotelaria do Hospital Adventista de São Paulo.





CUSTOS HOSPITALARES

 

AHESP e PLANISA firmam parceria em Projeto de Análise de Custos

Ciente de que uma das principais demandas das instituições de saúde é conhecer e controlar seus custos, a Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo firmou parceira com a PLANISA, empresa reconhecidamente especializada na Gestão de Custos Hospitalares, na elaboração de um projeto específico e acessível.

A solução inovadora denominada HeCos – Health Cost Manager (Gestão Estratégica de Custos para Organização de Saúde) será apresentada para convidados no próximo mês de abril, no auditório da AHESP, ocasião em que haverá também um debate com o tema “Perspectivas da Gestão da Saúde”.

Segundo a AHESP, além do desenvolvimento de um programa de fácil aplicação para hospitais, clínicas médicas e serviços de diagnóstico, o projeto inclui treinamento dos profissionais para permanente qualificação no processo de coleta, processamento e análise dos resultados, assim como aprofundamento de conceitos relacionado às abordagens, metodologias, técnicas de gestão, planejamento e análises de indicadores de desempenho.

Considerada como um avanço significativo no âmbito da Gestão Estratégica de Custos, a ferramenta HeCos possibilita a gestão do resultado operacional global da organização e a avaliação por áreas de atividade, unidades de negócios, clientes, especialidades médicas etc.. De acordo com a PLANISA, trata-se de um sistema 100% web, de alta escabilidade, acessível de qualquer lugar e a baixo custo.

Aguardem mais informações na próximas edições do Informativo AHESP.


É NOTÍCIA - SETOR

 

Promulgada Emenda Constitucional do Orçamento Impositivo

O Congresso Nacional promulgou na última terça-feira, 17 de março, a Emenda Constitucional 86, que torna impositiva a execução das emendas individuais dos parlamentares ao Orçamento da União. O texto obriga o Poder Executivo a executar emendas até o limite de 1,2% da receita corrente líquida realizada no ano anterior, o que representa, em 2015, quase R$ 10 bilhões e metade do valor deverá ser aplicada na saúde, incluindo o custeio com o SUS.

A Emenda 86 também traz regras sobre a aplicação mínima de recursos da União em Sáude. Apenas os estados e municípios tinham percentuais obrigatórios para a destinação de recursos para a saúde, sendo 12% para Estados e 15% para Municípios, previstos na lei que regulamentou a Emenda 29.

De acordo com o texto promulgado esta semana, o percentual mínimo de investimento em ações e serviços públicos de saúde pela União será alcançado ao longo de cinco anos, até atingir 15% da receita corrente líquida, em 2018.

Para o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), a definição de parâmetros fixos é uma armadilha. Segundo ele, se a medida já estivesse em vigor em 2014, a saúde teria recebido R$ 7 bilhões a menos do governo federal. "A partir de agora, o repasse é exatamente sobre a receita corrente líquida, iniciando por 13,2% e chegando a 15%. Como estou vendo que diminuiu o dinheiro para a saúde, seremos obrigados a voltar com a CPMF para achar uma fonte a mais para o setor", comentou.

Já a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) discordou do argumento, pois a União não será obrigada a aplicar apenas o percentual previsto na Constituição. “Não estamos falando de teto, mas de piso. O texto constitucional diz que a União tem que gastar ‘X’% de saúde no mínimo, não é no máximo”, disse.

Clique aqui e conheça a íntegra da proposta – PEC 358/2013

Fonte: Câmara Notícias


Nova Resolução Cremesp para atuação de médicos na Atenção Primária

Editada no último dia 13 e com vigência no prazo de 60 dias, a Resolução Cremesp nº 274 permite que médicos do estado de São Paulo assumam os cargos de Diretor Técnico e Diretor Clínico em mais de duas unidades de atenção primária à saúde, que desempenhem ações semelhantes e pertençam ao mesmo território, no mesmo município.

A normativa limita ainda a abrangência dos cargos a no máximo 10 unidades de saúde ou 150 médicos e é resultado da Câmara Técnica de Medicina da Família e Comunidade do Conselho Regional, sob a coordenação de João Ladislau Rosa.

Ele destaca que a nova resolução é válida exclusivamente para a atenção primária, com o objetivo de resolver a dificuldade em operacionalizar a eleição de diretores Clínicos e Técnicos, o que é obrigatório pela normas vigentes, em unidades que tenham entre cinco e dez médicos em atuação, ou seja, apenas nesses casos os médicos podem assumir a responsabilidade técnica por mais de duas UBS.

Acesse a Resolução Cremesp 274 aqui

Fonte: Cremesp



Roche investirá R$ 300 milhões em fábrica no Brasil

A multinacional de biotecnologia anunciou, esta semana, o investimento que será disponibilizado pelo período de cinco anos para a modernização e adaptação das instalações da unidade instalada em Jacarepaguá, que será transformada no hub exportador para a América Latina.

“O Brasil é a afiliada Roche que mais cresce entre os mercados emergentes. Este investimento reforça o nosso compromisso com a América Latina e está totalmente alinhado à nossa estratégia de crescimento no Brasil e região,” afirma Dr. Christoph Franz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Roche.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso aos nossos medicamentos no Brasil e garantir um crescimento sustentável para a afiliada brasileira”, diz Rolf Hoenger, presidente da Roche Farma Brasil. “Vimos trabalhando junto às autoridades locais para que a população brasileira tenha acesso aos medicamentos inovadores desenvolvidos pela companhia nas áreas de oncologia, neurologia e imunologia” .


Fonte: Empreender Saúde


Ed. Anteriores